Visita estendida por 24 horas em UTI reduz estresse de pacientes e familiares
Estudos revelam que a política de visita aberta por 24 horas em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) tem ampliado os níveis de qualidade no tratamento e a redução do estresse a pacientes e familiares. A pesquisa realizada em um hospital universitário no sul do Brasil, em 2016, evidenciou benefícios de recuperação para pacientes graves com a ampliação do contato com familiares. Com o objetivo de promover um padrão de qualidade com responsabilidade e acolhimento, o Hospital Jardim América, o Promed e o Hospital e Maternidade América, da Hapvida NotreDame Intermédica, adotaram o projeto “Visita Estendida”, que integra o programa “Apaixonados pela Vida”.
De acordo com o médico intensivista e coordenador da UTI do Hospital Jardim América, Marcelo Castilho, a iniciativa é uma forma de promover maior integração entre paciente e familiares de forma acolhedora e eficiente. “A visita estendida na UTI propicia redução de estressores tanto em pacientes quanto em familiares, ao considerar que a internação em uma unidade intensiva gera angústias e distanciamento entre eles. Desse modo, evidenciam-se a humanização da assistência na UTI e as vantagens da presença dos familiares aos pacientes em um processo de visitação mais amplo ou até mesmo liberal”, destaca. Ele ressalta ainda que os familiares são acolhidos por equipes do serviço social e da enfermagem para orientar sobre os processos de higiene e controle de entrada e saída.
Fundamentado em estudos e experiências de outros hospitais da rede Hapvida NDI que já adotam a prática clínica, os benefícios são visíveis, tanto para os usuários e familiares, quanto para a própria equipe multidisciplinar da UTI. A prática é, inclusive, uma recomendação da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB).
O Hospital e Maternidade América também executa o projeto de visitação estendida e nas UTIs Neonatal e Pediátrica, onde, além das visitas abertas por 24 horas por parente de primeiro grau, a unidade permite ainda a permanência integral de um acompanhante dentro da UTI durante toda a internação. De acordo com a gerente de enfermagem da UTI do Hospital América, Priscila da Matta, a prática propicia uma aproximação do corpo clínico aos familiares e aumenta a confiança no serviço prestado, além de acelerar a recuperação do paciente. “A proximidade com os pais melhora a qualidade do tratamento, influencia os índices de recuperação e aumenta o vínculo entre paciente, acompanhante e equipe”.
Outros benefícios
Diminuição do tempo de recuperação e internação do paciente, redução do uso de certas medicações, em especial sedativos, e eliminação da angústia por notícias do ente querido são alguns dos principais benefícios proporcionados pela visita 24 horas em UTIs.
Durante a visita, todos os protocolos de higiene e segurança são seguidos, como o incentivo à lavagem das mãos e a exigência de o visitante estar em boas condições de saúde.
Sobre o Programa Apaixonados pela Vida
A visita estendida 24h integra o Programa Apaixonados pela Vida, que foi criado para proporcionar saúde integrada de qualidade e servir de forma acolhedora os pacientes da Hapvida NotreDame Intermédica. A iniciativa nasceu a partir da padronização de vários projetos de acolhimento que eram realizados nos hospitais da companhia e que ganharam abrangência do norte ao sul do país.