Polícia Federal e autoridades de Brasil e Paraguai fazem operação de combate ao trabalho infantil e tráfico de pessoas na Ponte da Amizade

A Polícia Federal realizou, nesta quarta-feira (28), em Foz do Iguaçu (PR), uma operação integrada com órgãos municipais e com o auxílio de autoridades paraguaias. A ação visou reprimir e combater a exploração de trabalho de crianças e adolescentes que chegam ao Brasil pela Ponte Internacional da Amizade, fronteira com o Paraguai.

Durante a operação, foram abordados 96 veículos e 32 menores foram devolvidos às autoridades paraguaias. Constatou-se, pelo menos, um caso de entrada de criança para trabalho no Brasil, sendo a vítima conduzida pelo Consulado Paraguaio às autoridades do país vizinho. Ela levava itens de limpeza de vidros de carro na mochila. No transcorrer da atividade, foi efetuada a prisão em flagrante de um paraguaio pelo transporte de mercadoria contrabandeada e oculta em uma motocicleta.

O objetivo da ação integrada foi o combate à exploração infantil de crianças paraguaias que são forçadas a pedir esmola, em diversos pontos da cidade de Foz do Iguaçu (PR), vendendo água, limpando carros ou sentadas na calçada durante todo o dia sob sol e condições climáticas adversas.

Na ponte, os carros, motos, ônibus e vans que ingressavam no país foram abordados nas baias de fiscalização da Aduana brasileira.

Polícia Federal, Ministério Público do Trabalho, Secretaria Municipal de Assistência Social, Conselho Tutelar, representantes do grupo Cáritas e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) formaram a comitiva brasileira. As autoridades paraguaias foram representadas pelo Consulado Paraguaio, Ministério Público do Paraguai e Secretaria de Justiça Social.

Com informações da Polícia Federal