A era do 6G começou! China lança primeira satélite com a tecnologia

A China Mobile é a maior operadora de telecomunicações do mundo em número de assinantes de serviço móvel. Neste sábado (03 de fevereiro) a empresa lançou o primeiro satélite do mundo com tecnologia 6G.

Começo da era 6G no mundo?
O satélite com tecnologia 6G integra uma arquitetura autônoma. Ele foi desenvolvido em conjunto pela China Mobile e o Setor de Inovação para Microssatélites da Academia Chinesa de Ciências.
Atualmente o satélite está situado a cerca de 500 quilômetros em órbita da Terra. Por ser de baixa órbita (outros costumam ficar em cerca de 3.600 quilômetros) oferece vantagens como altas taxas de transferências de dados e baixa latência.
A China Mobile está realizando experimentos para testar a qualidade do sinal e estabilidade. É só questão de tempo para que seja disponibilizado comercialmente para o mercado chinês e até mesmo em outras partes do mundo.
O que muda com a tecnologia 6G
Basicamente a velocidade. Enquanto a tecnologia 5G é dezenas de vezes mais rápida que a 4G, a 6G ainda a supera. Sem contar a questão de cobertura e qualidade do sinal, que é mais estável.
O 6G promete chegar em até 1000 gigabytes por segundo. Claro que esse número pode variar considerando a quantidade dos usuários, mas podemos esperar uma nova era com internet ainda mais rápida.
Estudos nessa direção continuam sendo feitos. Já que a China quer criar a internet mais rápida do mundo. O recorde atualmente está com a Dinamarca, que alcançou 1,74 petabits por segundo em testes e também existe o Japão, com 319 TB por segundo, mas lembrando que foram testes específicos com condições especiais.