Alibaba lança modelo de IA para deixar robôs mais inteligentes
Modelo marca a entrada da Alibaba no ramo da IA física
A Alibaba anunciou na terça-feira (9) o lançamento de um novo modelo de inteligência artificial voltado especificamente para robótica. Batizado de RynnBrain, o sistema foi desenvolvido para permitir que robôs interpretem melhor o ambiente ao seu redor, reconhecendo objetos e executando ações no mundo real.
Segundo a empresa, o modelo foi criado para ampliar a capacidade de percepção e tomada de decisão de máquinas autônomas. Um vídeo divulgado pela DAMO Academy, braço de pesquisa da Alibaba, demonstra um robô identificando e organizando frutas em uma cesta. Apesar de parecer uma tarefa simples, o processo exige algoritmos avançados que combinam visão computacional, entendimento espacial e precisão nos movimentos.
O lançamento reforça a iniciativa de grandes empresas de tecnologia em direção à chamada “IA física”, um ramo da inteligência artificial aplicada em itens físicos, como robôs, máquinas e veículos autônomos. Essa é uma área tratada como prioritária pela China na disputa com os Estados Unidos.
A robótica faz parta da estratégia de “IA física”: o RynnBrain posiciona a Alibaba de forma direta nesse mercado, dando continuidade ao trabalho dos modelos de IA da família Qwen, que já é considerada uma das mais avançadas da China.
Assim como em outros projetos de inteligência artificial, a Alibaba adotou uma abordagem de código aberto para o RynnBrain. Isso permite que desenvolvedores utilizem o modelo gratuitamente, estratégia que tem ampliado a adoção das tecnologias da empresa.
Não é só a Alibaba apostando em IA física
Como lembrou o site CNBC, a Alibaba não é a única empresa apostando em IA física:
A Nvidia desenvolve sua linha de modelos para robótica sob a marca Cosmos. O CEO Jensen Huang já classificou a combinação entre IA e máquinas como uma oportunidade de crescimento de trilhões de dólares;
O Google DeepMind aposta no Gemini Robotics-ER 1.5, um modelo de IA que permite que robôs pensem e realizem tarefas complexas;
Elon Musk trabalha em soluções próprias para o robô humanoide Optimus, da Tesla. olhardigital.com.br