Atletas vendem edição olímpica do Galaxy Z Flip 6 por R$ 56 mil na internet
Presente da Samsung aos atletas das Olimpíadas 2024, diversas unidades do Galaxy Z Flip 6 Olympic Edition foram encontrados em lojas online pelo mundo. A edição especial sempre gera interesse do público, possuindo neste ano uma tonalidade única, gravações dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, entre outros itens personalizados, e podem ser encontrados por valores acima dos US$ 10 mil (~R$ 56,5 mil). Segundo os competidores, o motivo da venda não envolveria o lucro.
Pouco antes do início da competição em Paris, na França, a Samsung apresentou a versão limitada do mais recente dobrável compacto da marca. No geral, o aparelho possui as mesmas especificações do modelo tradicional, incluindo Snapdragon 8 Gen 3, 12 GB de RAM, 512 GB de armazenamento, tela interna de 6,7 polegadas Full HD+ e taxa de 120 Hz, tela externa de 3,4 polegadas com resolução de 720 x 748 pixels e taxa de 60 Hz, câmera dupla com sensor principal de 50 MP e bateria de 4.000 mAh com recarga de 25 W.
O principal diferencial da edição está no visual, com tom de amarelo mais vivo que o padrão e os logos dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, além de alguns extras — caixa personalizada, capa tematizada, plano de 100 GB da operadora francesa Orange e apps pré-instalados dedicados ao evento. Segundo a marca, cerca de 17 mil atletas receberam o presente, que é bastante cobiçado entre os consumidores.
Alguns dos atletas estão aproveitando esse interesse e anunciaram o telefone em plataformas de venda em regiões como os Países Baixos, com valores que variam bastante. Enquanto algumas unidades são encontrados em formato de leilão, com lances razoáveis na casa dos € 1,300 (~R$ 8.030), outros registros pedem mais de US$ 10 mil. Nos anúncios, alguns dos esportistas afirmam não visar lucro, vendendo o aparelho por “já possuírem um smartphone”.
Vender um presente não costuma ser visto com bons olhos, mas a situação é ainda mais delicada quando consideramos que a Samsung é a patrocinadora oficial das Olimpíadas há mais de 25 anos. Resta aguardar para ver como a marca enxerga esse comportamento, e que atitudes deve tomar em edições futuras dos jogos. A “boa notícia” é que, ao que parece, nenhum dos anúncios pertence ao “Time Galaxy”, o grupo selecionado de atletas que representam a gigante na competição.