
ESDP promove capacitação em IA para integrantes da DPE-GO
Com sala cheia, a Escola Superior da Defensoria Pública do Estado de Goiás (ESDP/DPE-GO) realizou atividade em celebração ao mês da Defensoria Pública: Maio Verde. Na tarde desta sexta-feira (09/05), integrantes da Instituição participaram de um curso pautado no uso da Inteligência Artificial na DPE. A ferramenta tecnológica tem sido uma das principais discussões no sistema de justiça.
Em cinco módulos, o defensor público do Rio Grande do Sul, Marcelo Martins Piton, explanou sobre os fundamentos de Inteligência Artificial, em específico ChatGPT e Claude. Além disso, abordou sobre as ferramentas na prática, técnicas avançadas e aplicações práticas na Defensoria Pública. Por fim, ainda discorreu em relação aos recursos adicionais e orientações para implementação.
Na abertura da capacitação, o defensor público-geral de Goiás, Tiago Gregório Fernandes, destacou que a Inteligência Artifical tem ganhado cada vez mais espaço no sistema justiça e, que por isso, é essencial que o tema seja aprofundado dentro da Instituição. “Investir em IA é direcionar a capacidade crítica e humana da Defensoria Pública para atender as pessoas em situação de vulnerabilidade em Goiás. Esse atendimento que diferencia a Instituição”, defendeu.
Já o diretor da Escola Superior da DPE-GO, defensor público Domilson Rabelo da Silva Júnior, afirmou que a ESDP tem buscado investir na educação em direitos para que os atendimentos e serviços da Instituição se tornem cada vez melhores. “A Escola está aqui para isso. Temos total consciência e compreensão do quão desafiador é pausar as atividades para um tempo de investimento em capacitação. No entanto, verificamos que, após o estudo, o resultado é eficaz para o nosso trabalho”, ressaltou.
Defensor palestrante, Piton agradeceu ao convite e pontuou sobre a importância da atividade. “É impressionante como a Escola Superior de Goiás é ativa. Essas capacitações promovem um impacto muito grande tanto para os integrantes da Defensoria Pública quanto para quem recebe atendimento”, pontuou.