Meta Impõe Restrições para Proteger Menores de Contatos Desconhecidos em Suas Plataformas

Mudanças nas políticas do Facebook e Instagram visam garantir a segurança de jovens usuários

A Meta, empresa responsável pelo Facebook e Instagram, anunciou na quinta-feira, 25 de janeiro de 2024, a implementação de restrições para evitar que adultos desconhecidos entrem em contato direto com usuários menores em suas plataformas. Essa medida surge em meio a ameaças legais crescentes e preocupações com a segurança infantil, com processos judiciais explosivos, incluindo um amplo desafio de 33 estados acusando a empresa de contribuir para uma crise de saúde mental juvenil e uma denúncia alarmante do Novo México, alegando que a empresa expôs usuários menores a supostos predadores sexuais[1].

A nova configuração padrão bloqueará adolescentes usuários do Instagram de receberem mensagens diretas ou serem adicionados a chats em grupo por contas com as quais eles ainda não estão conectados ou não seguem[1]. A mudança se aplica a todos os usuários dos EUA com menos de 16 anos, ou 18 anos em alguns outros países[1]. A Meta também está preparando outra funcionalidade que ajudará a proteger os adolescentes de verem imagens indesejadas e potencialmente inadequadas em suas mensagens de pessoas com as quais já estão conectados, além de desencorajá-los a enviar esse tipo de imagens[1].

O Procurador-Geral do Novo México, Raúl Torrez, expressou ceticismo sobre a eficácia das novas políticas da Meta, afirmando que “os pais têm todas as razões para permanecerem céticos quanto à eficácia das últimas mudanças de política da Meta ou à probabilidade de que a Meta implemente essas mudanças de maneira fiel”[1].

A atualização de segurança é a mais recente de várias mudanças do Meta.

meta

A Meta enfrenta vários processos judiciais sobre a segurança de suas plataformas.

REUTERS

Referências: [1] https://nypost.com/2024/01/25/business/meta-finally-restricts-dms-from-unknown-adults-to-underage-users/ [2] https://mashable.com/article/meta-teen-messaging-parental-controls-announcement [3] https://arstechnica.com/?p=1998981 [4] https://www.theverge.com/2024/1/25/24050207/meta-instagram-messenger-messaging-restrictions-minors-teens-parental-settings