Nova IA do Android evita invasão de celular roubado
O Android recebeu, na última quarta-feira (7), o novo recurso de segurança “Bloqueio por Detecção de Roubo”, que está em fase de testes para celulares no Brasil. A função utiliza inteligência artificial (IA) e os sensores de movimento do aparelho para identificar situações de roubo e bloquear a tela do celular de maneira automática. A novidade foi apresentada pelo Google ao lado de outros recursos de proteção, como o “Bloqueio de Dispositivo Off-line” e o “Bloqueio Remoto”, que também protegem os dados pessoais de usuários após a ocorrência de roubos.
Para ativar os recursos, é preciso ter um celular com sistema operacional Android 10 ou superior e ir até as configurações do aparelho. Abaixo, saiba como ativar o recurso de detecção de roubo no Android e conheça melhor a nova ferramenta lançada pelo Google.
O que é e como funciona o Bloqueio por Detecção de Roubo do Android
O Bloqueio por Detecção de Roubo do Android é um mecanismo que visa identificar situações de roubo ou furto do dispositivo de forma automática. A ferramenta opera com IA a partir dos sensores de movimento presentes no próprio aparelho para reconhecer rapidamente ações características de roubos de celulares. Assim, se o usuário estiver com o seu dispositivo desbloqueado em mãos e alguém, correndo, de bicicleta ou em um carro, agarrá-lo e fugir com ele, a tela do smartphone será bloqueada automaticamente. Com isso, o ladrão terá mais uma barreira para conseguir acessar os dados sensíveis do usuário, como apps de banco, fotos e contas de redes sociais.
Assim que o sistema identificar o roubo e realizar o bloqueio do display, o usuário será notificado por meio de sua conta Google sobre o ocorrido. A ideia é que a função ajude o dono do aparelho a ganhar tempo no processo de bloqueio completo do smartphone, que pode ser feito a partir do sistema Encontre Meu Dispositivo. É válido ressaltar que o Bloqueio por Detecção de Roubo exige algumas condições para operar. Além de estar desbloqueado, o aparelho não pode ser exposto a situações semelhantes com frequência, pois o recurso pode não funcionar corretamente. O Google ainda afirma que a detecção por IA pode não funcionar sempre.
Como ativar o Bloqueio por Detecção de Roubo do Android
Passo 1. Para ativar o recurso, acesse o menu de “Configurações” do Android e busque o campo “Google”. Depois, clique na aba “Todos os serviços”;
Passo 2. Na nova página, toque na opção “Segurança do dispositivo” e, depois, em “Proteção contra roubo”;
Passo 3. Na tela “Proteção contra roubo”, toque no botão ao lado de “Bloqueio da detecção de roubo” e finalize o procedimento com um clique em “Ativar”, após ler as informações sobre o funcionamento e demais exigências do recurso.
Outros recursos de proteção contra roubo do Google
Além do Bloqueio por Detecção de Roubo, o Google anunciou mais duas ferramentas de proteção, o Bloqueio de Dispositivo Off-line e o Bloqueio Remoto. O Bloqueio Off-line garante aos usuários uma proteção rápida nos casos em que, após a ocorrência do roubo, o aparelho seja desconectado da internet. É comum que criminosos desativem a rede de celulares para que o usuário tenha dificuldade de usar o recurso Encontre Meu Dispositivo. Assim, a ferramenta realiza o bloqueio automático da tela temporariamente para que o usuário possa resetar o dispositivo de forma remota.
Já o Bloqueio Remoto serve para ajudar o usuário a ter mais tempo contra a ação de ladrões após o roubo. Com o recurso ativado, é possível bloquear a tela do aparelho à distância somente informando o número do telefone. Assim, o dono do dispositivo ganha tempo para fazer login em sua conta Google em um PC ou outro celular para ter acesso completo aos recursos do Encontre Meu Dispositivo, que permite localizar e apagar os dados do celular roubado.
Com informações de Google