Serasa Experian traz benefícios da inteligência artificial para PMEs
Cada vez mais em alta no mercado de tecnologia, em especial no Brasil, como mostra pesquisa realizada pela Experian, a Inteligência Artificial pode ser uma importante aliada das PMEs. Com a ajuda da I.A., os empreendedores podem adequar seu caixa para não perder oportunidades e otimizar recursos, uma vez que tecnologia pode realizar trabalhos e tarefas de forma otimizada.
É o caso, por exemplo, da geração de imagens para publicidades e conteúdos no site ou mídias sociais, criação de textos usando comandos para gerar conteúdo de campanhas, e-mails marketing e redes sociais e planejamento estratégico de campanhas, desde análise de dados até a fase do planejamento.
Isso pode gerar vantagens competitivas para essas empresas, como: destaque entre os concorrentes, economia de recursos, possibilidade de aumento do ROI, personalização das jornadas e automatização dos processos.
“De modo geral, a inteligência Artificial é um tema em alta em todo o mercado. Muitas empresas têm adotado ferramentas para facilitar e aprimorar seus processos. Uma pesquisa da Experian mostrou que 79% dos respondentes estão priorizando a adoção de análises usando I.A., 65% acreditam que essa tecnologia oferece uma vantagem competitiva para sua empresa e 65% julgam que as iniciativas de inteligência artificial aprimoram a experiência de seus clientes. Tais dados mostram a crescente utilização e vantagens de sua adoção”, afirma o vice-presidente de pequenas e médias empresas da Serasa Experian.
Mas para a IA. ser, de fato, efetiva e eficiente é preciso entender os comandos e palavras utilizadas nesse universo. Para isso, a Serasa Experian preparou um glossário para auxiliar os empreendedores a se familiarizarem com esse vocabulário:
· Prompt: é uma instrução dada ao sistema de inteligência artificial para que ele faça aquilo que precisa, como os textos ou imagens mencionadas acima;
· Input: são os dados fornecidos para o sistema de IA. para processamento;
· Output: resultado produzido pelo sistema
· Algoritmo: sequência de instruções programadas para realizar uma tarefa específica, em IA., os algoritmos são usados para processar os dados do input e chegar até o output;
· Machine Learning: método de análise de dados que aprimora das habilidades de um sistema sem a necessidade de programação;
· ChatBot: é um programa projetado para fornecer assistência para os clientes de uma empresa de forma automatizada e que pode utilizar inteligência artificial para entender, interpretar e produzir linguagem humana.
Por fim, para as PMEs que pretendem adotar ferramentas de IA. é importante ter em mente quatro cuidados essenciais. O primeiro são as informações falsas, antes de usar qualquer conteúdo gerado por inteligência artificial verifique se todas as informações estão corretas. O segundo ponto é plágio uma vez que a IA. se baseia em conteúdos já existentes, portanto, atenção na revisão é essencial. Vazamento de dados também é uma preocupação e por isso, a orientação é não usar nos prompts dados sensíveis ou pessoais de clientes. E o último ponto é desistência precoce por conta dos primeiros resultados aquém do esperado. Essa tecnologia precisa ser moldada, ou seja, quanto mais você usa, mais entende como funciona e melhor são os resultados.
Este conteúdo faz parte da playlist Bora Empreender no YouTube da Serasa Experian como parte do programa voltado à disponibilização material gratuito de suporte aos empreendedores.
Utilizando o poder dos dados para trazer mais precisão e segurança na tomada de decisão dos negócios, a Serasa Experian possui uma área voltada exclusivamente para atender as necessidades das pequenas e médias companhias brasileiras. São soluções adequadas para quem precisa crescer a carteira de clientes, proteger a empresa, monitorar clientes e fornecedores e recuperar dívidas. Além disso, a área conta com o blog que dispõe de uma série de conteúdos gratuitos para quem precisa de ajuda para começar a empreender, incrementar as vendas, e conquistar mais clientes.