Supercarregador: novo carregador de carros elétricos sem fio é o mais rápido já desenvolvido
Os carregadores sem fio não decolaram no setor dos carros elétricos. Tecnologias assim já existem, mas ainda têm potência discreta e não dão conta do carregamento total de um EV. Mas isso está prestes a mudar, com um laboratório dos Estados Unidos anunciando a criação do carregador sem fio mais potente até agora, capaz de liberar 100 kW e abastecer metade do “tanque” de um carro em 20 minutos.
Carregadores sem fio e os carros elétricos
Os carregadores sem fio se baseiam na transferência de energia por meio da interação de campos eletromagnéticos. A tecnologia já é popular em alguns eletrônicos, como smartphones, mas não decolou no mercado dos carros elétricos.
Ele é um dos mais rápidos do mercado atualmente e com velocidade de carregamento nível dois, carregando o equivalente a cerca de 67 km de condução por hora. Só que isso não é suficiente para fazer um carro rodar por horas.
Novo carregador sem fio
É aí que entra o Oak Ridge National Laboratory, centro de desenvolvimento de pesquisas. O laboratório criou o carregador de carros elétricos sem fio mais rápido já feito.
Segundo os pesquisadores, ele transfere energia oito vezes mais rápido que o bloco da Hevo e pode abastecer veículos com até 563 km em uma hora. Ele foi testado em um Hyundai Kona EV. Veja como foi:
Em laboratório, os pesquisadores dizem que o carregador sem fio liberou 120 kW;
Já para testá-lo em carros elétricos reais, eles usaram o modelo da Hyundai, instalando bobina receptora nele;
Então, eles estacionaram o carro em transmissor polifásico de 14 polegadas de diâmetro;
A interação entre eles fez o carregador liberar 100 kW, com eficiência de 96% – comparável ao que um cabo e um plugue de carregamento fariam;
Isso é menos do que o teste em laboratório, mas, de acordo com os pesquisadores, é o melhor desempenho em carros elétricos até agora.
Carregador mais rápido do mundo
Em comunicado, a equipe afirmou que o sistema de carregamento tem a maior potência do mundo para este tipo de veículo.
A potência em questão é de oito a dez vezes maior do que uma tecnologia de carregamento sem fio convencional, podendo aumentar a bateria em 50% em menos de 20 minutos.
No entanto, para, de fato, ser implementado comercialmente, as indústrias teriam que se mobilizar para instalar as bobinas receptoras nos carros elétricos, que viabilizam a interação entre carro e carregador sem fio.
É um ciclo: para o carregamento sem fio decolar, as montadoras precisam instalar as boninas. Porém, para as montadoras instalarem as boninas, deve-se provar que há infraestrutura para aproveitá-las. Isso pode demorar a sair do papel, mas a Tesla já começou, anunciando planos para investir nesse tipo de tecnologia. (fonte:olhardigital.com.br)