TikTok em Declínio: Instagram Assume o Trono dos Downloads em Meio a Escrutínio Regulatório

Instagram supera TikTok como o aplicativo com mais downloads em 2023, à medida que o aplicativo de vídeos, de propriedade da China, enfrenta escrutínio dos reguladores dos EUA, com alguns legisladores alertando que ele representa uma ameaça à segurança.

O número total de downloads do aplicativo Instagram cresceu 20% ao ano em 2023, para 768 milhões, de acordo com dados da Sensor Tower.

As estatísticas significam que o aplicativo de compartilhamento de fotos feito pela Meta é o mais baixado no mundo, de acordo com os achados da empresa de inteligência de mercado, que foram relatados anteriormente pelo Financial Times.

Enquanto isso, os downloads do TikTok aumentaram apenas 4%, para 733 milhões, no mesmo período.

“O Instagram superou o TikTok na adoção nos últimos anos, impulsionado pela popularidade de seu recurso de reels juntamente com os recursos e funções legados das mídias sociais”, disse Abraham Yousef, gerente sênior de insights da Sensor Tower, ao veículo.

A gigante chinesa de tecnologia ByteDance lançou o TikTok em 2016. Em 2018, após sua fusão de US $ 800 milhões com o site de mídia social de dublagem baseado em Xangai, o Musical.ly, tornou-se o mais baixado nos EUA.

Nos primeiros seis meses de 2018, o TikTok foi baixado mais de 104 milhões de vezes apenas na App Store da Apple, de acordo com a Sensor Tower.

Na época em que a COVID estava assolando o país em 2020, a popularidade do TikTok explodiu.

No mesmo ano, o Instagram estreou os “reels” – um recurso que permite aos usuários compartilhar clipes curtos – em uma tentativa de clonar a abordagem do TikTok para atrair milhões de consumidores da Geração Z, segundo o FT.

A vantagem do TikTok sobre o Instagram diminuiu gradualmente em 2021 e 2022, antes de perder seu lugar como o aplicativo mais baixado no ano passado, quando os usuários ativos mensais do Instagram atingiram 1,47 bilhão, de acordo com a Senor Tower.

O Instagram recebeu 13 milhões de novos usuários ativos mensais – uma medida da eficiência das estratégias de marketing, experiência do cliente e retenção do consumidor – apenas nos últimos três meses de 2023.

No mesmo período, o TikTok viu 12 milhões de usuários deixarem a plataforma e encerrou 2023 com 1,12 bilhão de usuários ativos mensais.

Apesar de ter um público menor, os usuários do TikTok se envolvem com a plataforma em uma taxa mais alta do que os do Instagram, segundo o FT.

Os usuários do TikTok passaram em média 95 minutos na plataforma no quarto trimestre de 2023, em comparação com 62 minutos no Instagram, 30 minutos no X e 19 minutos no Snapchat – principalmente por causa da capacidade única do TikTok de alimentar os usuários com conteúdo que atende às suas preferências, relatou o FT.

O algoritmo do TikTok significa que qualquer pessoa tem a oportunidade de se tornar viral – e rapidamente -, atraindo assim criadores de conteúdo que buscam alcançar o sucesso da noite para o dia com o Fundo de Criadores do aplicativo, que premia criadores elegíveis com até 40 centavos para cada 1.000 visualizações.

Isso significa que um criador parte do programa de pagamento cujo vídeo obtém 1 milhão de visualizações receberá uma fortuna de US $ 400.000.

Enquanto isso, o Instagram não paga aos criadores por meio de um fundo da empresa e, em vez disso, oferece aos criadores a oportunidade de publicar parcerias de marca e postagens patrocinadas a uma taxa de sua escolha, que geralmente é determinada por seus seguidores e taxa de engajamento.

Recentemente, o ex-presidente Donald Trump alertou que o TikTok, de propriedade chinesa, representa uma ameaça à segurança nacional, citando a necessidade de proteger a privacidade e os direitos de dados do povo americano.

Trump se pronunciou enquanto a Câmara se prepara para votar uma legislação nesta semana que proibiria empresas como Apple e Google de oferecer hospedagem na web para o TikTok nos EUA ou disponibilizá-lo em suas lojas de aplicativos, a menos que a empresa controladora, ByteDance, se desfaça dela dentro de 180 dias.

O presidente Joe Biden disse que assinaria um projeto de lei para proibir o TikTok se ele chegasse à sua mesa, em meio a preocupações contínuas sobre o uso de dados do aplicativo coletados de usuários dos EUA.

Legislação bipartidária que forçaria a ByteDance, ligada ao governo chinês, a vender o TikTok já passou por uma votação unânime em um comitê da Câmara na semana passada – com legisladores desafiando uma campanha de pressão total pelo aplicativo e usuários descontentes para matar o projeto de lei.

O Comitê de Energia e Comércio da Câmara aprovou o Ato de Proteção dos Americanos contra Aplicativos Controlados por Adversários Estrangeiros por uma votação de 50-0 durante uma sessão de marcação.

Mais de 100 milhões de americanos usam apenas o TikTok, muitos dos quais têm menos de 30 anos, e relatos do governo chinês roubando dados dos usuários do aplicativo levantaram preocupações entre os legisladores em Washington.

Em resposta, o TikTok criticou o projeto de lei como “uma proibição total” e disse que “atropelaria os direitos da Primeira Emenda de 170 milhões de americanos e privaria 5 milhões de pequenas empresas de uma plataforma na qual confiam para crescer e criar empregos”.

No entanto, usuários preocupados apontaram para as demandas estranhas do aplicativo – como seu pedido para que os usuários insiram suas senhas do iPhone para visualizar o conteúdo – como razão pela qual o TikTok pode estar supostamente espionando seus usuários nos EUA.