Prefeitura de Goiânia percorre 29 bairros nesta semana com serviço de orientação e fiscalização do lixo

A Prefeitura de Goiânia realiza, nesta terça-feira (9/4), ação de combate ao descarte e depósito irregular de resíduos e entulhos em ruas, calçadas, rotatórias e praças de 29 bairros. A atividade faz parte dos serviços diários da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) e é executada por 61 colaboradores.

A programação desta semana contempla setores como a Vila Boa, Cachoeira Dourada, Novo Horizonte, Jardim Presidente, Parque Amazônia, Setor Serrinha, Vila Mutirão, Jardim Liberdade, Setor Novo Planalto, Água Branca, Conjunto Riviera, Vila São José, Vila Santa Tereza, Jardim Europa, Setor Campinas e Residencial Goiânia Viva.

“Nós tocamos a campainha das casas onde os moradores depositaram materiais do lado de fora e apresentamos a eles nossas soluções. As sobras de obras, como tijolos e brita, devem ser direcionadas ao ecoponto mais próximo. Já móveis e eletrodomésticos inservíveis, como sofás e televisores, podem ser coletados pelo Cata-treco, e basta agendar a retirada, mantendo os itens dentro do imóvel”, afirma o diretor de Limpeza Pública da Comurg, Alzirio Barbosa.

As casas alvo das abordagens são notificadas e recebem prazo para regularizar a situação e desobstruir calçadas e vias. Os proprietários que não obedecem ficam sujeitos a multa por parte da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma). “Cerca de 80% das pessoas atendem nossas determinações e, o melhor, não voltam a cometer infrações. Temos, portanto, um serviço educativo de alta eficácia”, destaca Alzirio.

O descarte é depósito irregular polui visualmente a cidade, exala mau cheiro, atrai animais peçonhentos e contribui para a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Além disso, prejudica o tráfego de pedestres e cadeirantes. “Com o passeio bloqueado, as pessoas acabam se deslocando pela rua, o que aumenta o risco de atropelamento. Precisamos eliminar o hábito de colocar lixo em locais públicos em nome da segurança e da qualidade de vida”, explica o diretor da Comurg.

Descarte correto
O Cata-treco recolhe em domicílio, totalmente de graça, móveis e eletrodomésticos indesejados pelos proprietários. O serviço é executado com dia e hora marcados. O agendamento pode ser feito pelo aplicativo Prefeitura 24h, pelo WhatsApp 9855-8555 ou teleatendimento 3524-8555.

O descarte de itens como restos de obras, galhadas, pneus e óleo de cozinha deve ser feito em um dos cinco Ecopontos em funcionamento em Goiânia. O depósito é autorizado entre 7h e 22h, e não exige agendamento prévio.

Já os lixos orgânico e reciclável são recolhidos de porta em porta em toda Goiânia. A programação de atendimento para cada bairro, bem como os endereços dos Ecopontos, podem ser consultados no site goiania.go.gov.br/comurg.

Obras
Em casos de obras em residências, os proprietários devem contratar caçamba para recolhimento de entulhos, evitando o depósito no passeio. Areia, brita, tijolos e outros materiais que sobram após a construção devem ser doados, uma vez que o armazenamento no quintal pode atrair ratos, escorpiões, cobras e o mosquito da dengue.

Fonte: comunicaçao – Companhia de Urbanização de Goiânia