
Contabilidade faz balanço e alinha ações para os próximos meses
Reunião de alinhamento reforça a necessidade de evolução contínua para manter a qualidade das informações contábeis que colocou Goiás em destaque nacional
A Superintendência Contábil da Secretaria da Economia promoveu na manhã desta segunda-feira (19/5) reunião com a equipe para tratar das ações realizadas desde 2024 e os projetos de 2025. O encontro, com a presença dos gerentes e demais servidores da área, foi promovido no Centro de Convivência do Complexo Fazendário.
Ricardo Rezende destacou que uma das principais conquistas do ano passado foi a permanência da Nota A e manutenção no 1º lugar, pelo segundo ano consecutivo, no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal dos Estados, divulgado pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) do Ministério da Economia.
Em 2019, Goiás ocupava a 19ª posição. “Esse salto no ranking reflete o zelo e comprometimento de toda a equipe nos processos de encerramento do Balanço Geral do Estado. “Esses avanços se tornaram consistentes e institucionalizados e esse tem sido um grande diferencial”, frisou o superintendente Ricardo Rezende.
O gestor também ressaltou avanços como a melhoria do portal de informações contábeis, a criação do Monitor Fiscal dos Estados; melhoria do monitoramento dos dados no Sistema de Contabilidade e, ainda, alinhamento técnico com a Secretaria do Tesouro Nacional.
Em 2025, foi destacada a entrega do Balanço Geral do Estado, em abril, ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), com mais de três mil arquivos. Para os próximos meses estão previstos os lançamentos da versão simplificada e com linguagem de fácil entendimento para toda população do chamado ‘Balanço Cidadão’, e do Boletim de Análise Fiscal de 2024.
Para o segundo semestre, a equipe vai atuar, ainda, no desenvolvimento do sistema de gestão de custos do Estado de Goiás, iniciativa que será pioneira no país.
Autoconhecimento
No início do encontro, os servidores assistiram a uma palestra da psicóloga da Gerência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Marília Monteiro Borges Lopes, que destacou a importância do autoconhecimento para um relacionamento de qualidade.
“Passamos mais de 65% do nosso tempo de vida útil no ambiente de trabalho. A forma como cada um percebe as coisas é muito diferente. A busca pelo autoconhecimento ajuda a termos maior controle frente às situações, deixando o ambiente mais saudável e alcançando melhoria na qualidade de vida”, ressaltou a especialista.