Pesquisa do Procon Goiás Revela Variações de Preços para o Dia das Mães em Goiânia

O Procon Goiás realizou uma pesquisa de preços em 54 estabelecimentos de Goiânia, entre os dias 25 de abril e 02 de maio, visando auxiliar os consumidores na escolha do presente ideal para o Dia das Mães, que será comemorado no próximo domingo (12/05). Foram analisados 156 produtos, incluindo cestas de café da manhã, flores, maquiagens, perfumes e eletrônicos.

A pesquisa revelou algumas variações significativas de preços. Por exemplo, o vaso da flor azaléia apresentou uma variação de 221,28%, com valores variando de R$ 24,90 a R$ 80. Já o pó compacto da marca Bruna Tavares teve uma variação de 206,90%, com preços oscilando entre R$ 27,99 e R$ 85,90. Além disso, uma sessão de massagem relaxante de 50 minutos teve uma variação de cerca de 130%, com valores entre R$ 80 e R$ 184. Nos produtos eletrônicos, o maior diferencial foi no depilador Philips 2 velocidades, com uma variação de mais de 135%, sendo vendido de R$ 199 a R$ 469.

Comparando com o ano anterior, alguns produtos apresentaram aumentos expressivos. Por exemplo, a paleta de sombras da marca Mariana Saad teve um aumento de mais de 95%, passando de R$ 80,97 no ano passado para R$ 157,95 este ano. A cesta de café da manhã com 50 itens também teve um aumento de 52,80%, subindo de R$ 219,90 no ano passado para R$ 336 este ano.

O Dia das Mães é uma das datas mais importantes para o comércio no primeiro semestre, com uma estimativa de 94% dos consumidores de Goiânia realizando compras. Segundo a CDL Goiânia, o ticket médio para a compra de presentes será de R$ 155, com cerca de dois produtos por consumidor.

O Procon Goiás oferece algumas orientações importantes para os consumidores antes de efetuarem suas compras. É recomendado pesquisar os preços, verificar a clareza na exposição dos valores dos produtos e ficar atento à política de troca da loja. Além disso, é essencial exigir nota fiscal em todas as compras, pois ela é fundamental para fazer valer os direitos do consumidor em caso de necessidade de reclamação.